domingo, 5 de setembro de 2010

3 Razões para parar de pensar demais, e como fazer isso

O que impede as pessoas de conseguirem os resultados que querem?

Bem, eu diria que um obstáculo comum e auto-imposto é pensar demais.

Na verdade, uma das melhores dicas para conseguir fazer as coisas, que eu aprendi tarde, é simplesmente parar de pensar e começar a fazer.

E acho que esse é um dos problemas que levam as pessoas a procurarem livros e sites de auto-ajuda, e uma das coisas que ainda os impede de conseguir o que querem, mesmo depois de terem aprendidos vários conselhos úteis.

Pois depois de ler cinco livros você pensa e planeja e pensa um pouco mais. Acaba perdendo tempo pensando. Ao menos foi isso que eu fiz. Se você pensa muito e pega algo que possa te ajudar no desenvolvimento pessoal, você apenas conseguiu uma maneira criativa de adiar a ação. Mas agora você pode classificar isso como um meio de progredir e sair emocionalmente disso.

Agora, eu não estou dizendo que educar a si mesmo ou pensar é algo ruim. Mas fazer isso demais não vai ajudar em nada.

Aqui estão algumas boas razões:

1. Pensar não pode substituir a ação

As vezes eu penso que há algum tipo de desejo quando pensamos muito, que os pensamentos de algum modo substituirão a ação. Um desejo que se você pensar apenas o suficiente, você pode achar uma maneira fácil ou alcançar o que quer sem ter que fazer alguma coisa.

Sem tomar ação, você não irá conseguir o que quer. Entretanto, pensar é raramente visto como tão assustador ou incerto quanto agir e fazer algo desconhecido

Então, isso pode se tornar um lugar onde você se esconde da ação e então racionaliza para si mesmo em formas diferentes como tudo o que está pensando poderá te ajudar. Mesmo sabendo que no fundo, o que realmente é preciso, é tomar uma ação e ir em frente.

2. Pensar pode complicar demais as coisas.

As coisas são difíceis? Sim, elas podem ser. Mas você pode considerar que é você que está fazendo elas serem mais difíceis.

Por pensar demais, você faz essas coisas mais e mais complicadas em sua mente. Você pode tornar algo razoavelmente simples em uma bagunça grande e complicada. E então isso vai de algo que poderia ser feito com algum desconforto e persistência em uma épica batália onde você continua caminhando milímetro por milímetro, ou seja, com poucos resultados, e resultados demorados.

O problema aqui é que quando o que você faz é difícil e complicado então você e os outros pensam que isso deve ser importante. E então você se sente importante, e assim você dá muita importância em fazer as coisas simples se tornarem difíceis.

No entanto, você também pode querer não fazer as coisas tão difíceis para si mesmo. Você não precisa ser um rebelde que luta contra o mundo, pode apenas aceitar o que escolhe fazer, e que outras pessoas optam por fazer outras coisas.
Você pode, até certo ponto, ter o controle de como as coisas serão difíceis. A maior parte da sua luta está na sua cabeça. Apenas tente sair da noção do quanto algo é difícil e veja o que acontece. Vocêse sentirá aliviado. E surpreender-se de ver o quanto você estava fazendo com que a vida parecesse mais complicada do que realmente é.

3. Você fará pior.

Se você pensar demais nas coisas, pode complicá-las demais. E então você fica nervoso e começa a acreditar em si o tempo todo. Isso pode atrapalhar. Isso também faz com que fique mais difícil de se concentrar em fazer algo quando se tem um hábito de pensar muito. Você pode, muitas vezes, se perder em possíveis cenários em sua mente ao invés de apenas concentrar-se no que está fazendo agora.
Tudo isso pode prejudicar sua performance e produzir resultados que são piores do que poderiam ser.

Como parar de pensar muito.

Então, eu costumava ser um grande pensador. Ainda sou. De tempos em tempos. Mas eu fiz progressos. Aqui estão três coisas que eu usei para cultivar o hábito de não pensar demais nas coisas.

Esteja ciente do problema.

A coisa mais importante é estar ciente que você tende a pensar muito. E para se manter ciente disso todos os dias você pode, por exemplo, fazer algumas notas que dizem "não pense muito. Aja!" ou algo parecido com isso.

Apenas por estar ciente do seu hábito, você pode presenciar quando estiver fazendo isto, parar de fazer e então fazer algo mais útil ao invés. Ao longo do tempo, fica mais fácil sair do ciclo de pensamentos e não ficar parado pensando por meia hora ou mais.

Estabeleça prazos para a tomada de decisões

Ao invés de pensar muito sobre algo por dias, diga a si mesmo que tem - por exemplo - 30 minutos para pensar. Então tome a decisão.

Esteja presente.

Concentre-se naquilo que está em sua frente ao invés de voar para a terra do passado ou do futuro por longos períodos te tmpo. Um jogador de tênis não irá pensar muito enquanto estiver jogando. Ele apenas confia em si mesmo subconscientemente e mantem o fluxo. Seu corpo - após anos de prática - faz isso automáticamente.

O mesmo acontece por muitas outras coisas no dia-a-dia. Não é preciso pensar muito sobre tudo. Você pode apenas se tornar presente e deixar as coisas acontecerem naturalmente.

Isso pode soar estranho, mas se você apenas fizer as coisas enquanto estiver presente, irá descobrir que os resultados são muito melhores do que quando você estava em um estado "pensador". Como o jogador de tênis, você sabe que a coisa certa a fazer, e como fazer isso bem por anos de experiência e prática. Você tem que deixar de pensar que não pensar pode te prejudicar, e confiar em suas habilidades.

Traduzido por LucasRato
Artigo original: http://www.positivityblog.com/index.php/2008/07/11/3-good-reasons-to-stop-thinking-so-much-and-how-to-do-it/

19 comentários:

  1. Adorei as dicas. Vou coloca-las em pratica, pois preciso parar de pensar. Gasto tanto tempo tentando entender as atitudes de algumas pessoas que fico ansiosa pq deixo acumular obrigaçoes. Chega! Cada um faz o que acha certo, agora eu so penso isso: fez porque acha certo. Acho que vou me libertar desse mal. Obrigada pela ajuda. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA PELA AJUDA E DISSO K EU EXTAVA PRECISAR DE OUVIR PORQUE PENSO MUITO QUE AS VEZES ME DOI A CABECA.BJOS OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Problemas de auto estima serão a grande razão para se pensar tanto? O que fazer quando se precisa de uma ajuda mais abrangente?

    ResponderExcluir
  4. Mto bom texto, excelente *-*

    ResponderExcluir
  5. meu deus medo da doença da minha mae voltaa me ajude

    ResponderExcluir
  6. me sinto num buraco sem saida vcs nem imagina agoniaaaa aperto no peito tou muito mau só penso coisa ruim vem na minha mente muito preocupada com minha mae só choro deus e só tenho ela no mundoooo alguem fala comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ficou tudo melhor desde que escreveu este comentario?

      Excluir
  7. nao tenho lugar meu deus só tenho minha mae fico só em casa agonia as vezes, tenho vontade de ir pro mau caminho viver com traficante nunca tomei bebida mas acho q assim eu seia morta como muitas ,apesar de ser virgem e namorei uma vez mas ñ sabia quem era vou espera alguem me responder mas perdi minha avo e só tenho minha mae sera q tenho poblema mental ñ consigo dizer tudo q sinto a alguem as vezes passa na minha cabeça passar numa psicologia ou psiquiatria medico tomar calmantes mas como nunca falo com alguem custo fala com mnha mae as vezes choro só mas hje ela viu ñ tenho vergonha mas ñ cnsigo dizer tudo entaõ eu pesquiso muito sobre depresaõ mas acho q to muito preocupada isso acaba com uma pessoa entaõ sobre depesaõ dizeraõ pra mim tentar sair por mim mesma pq medico passa calmante e vou fica pior.....

    ResponderExcluir
  8. vou sempre espera alguma resposta tou com nó na garganta e sou a moça desses 3 comentarios tenho 20 anos eu ñ intendo pq tem gente q mata rouba acaba com a vida dos pais hoje saõ felizes eu nunca dei trab em nada nunca a preocupei ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida somente o Deus Todo poderoso pode te livrar dessas angústias e desses problemas.Procurar um médico especializado não é errado,não sinta vergonha,esse papo de que médico psiquiatra receita remédios que te deixam dopada é coisa do passado,os medicamentos agora possuem fórmulas diferentes.

      Aconselho você à procurar uma Testemunha de Jeová e solicitar um estudo Bíblico gratuito,você conseguirá forças para lidar com esses problemas e entenderá o motivo de tanto sofrimento e porque Deus o tem permitido.

      Excluir
  9. as vezes pensar demasiadamente é causado pelo sidrome de pensamentos acelerados e é, uma doença.

    ResponderExcluir
  10. realmente mto bom ,gostei mesmo ,ajudou !

    ResponderExcluir
  11. O texto descreve exatamente como eu sou. Penso tanto nas coisas que dão erradas que elas ate chegam a acontecer .E eu fico pensando em hipóteses , me magoando e não consigo estudar para concurso pq minha cabeça sempre esta cheia de pensametos que sei que não me fazem bem. Isso gera diversos problemas na minha vida. Essa foi a primeira vez que alguém falou de uma forma que eu entenda e que realmente vai me fazer refletir para dar um basta nessa situação. Vou ler a matéria novamente pq enquanto eu lia a primeira vez , estava pensando várias coisas ao mesmo tempo e não consegui absorver tudo. Preciso mudar pq assim ninguém consegue viver!!Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  12. Excelentes dicas, já pensei em muitas delas (pensei por tempo demais kkkk), mas ler algo sempre nos dá motivação, vou colocá-las em prática!
    muuuuuuuuuuito bom

    ResponderExcluir
  13. Melhor texto de esclarecimento pra muitas pessoas.. pratiquei hoje o nao pensar em tudo que fui fazer... fiz tudo numa boa.. com a mente tranquila e despreocupado.. ler isso me ajudou bastante.. meu sincero Obrigado e tudo de bom pro autor e pra todos aqui presente :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano talvez agente tem alguma coisa disso podemos conversa pelo whats pra nos entender melhor e talvez podemos ajuda um ao outro

      Excluir
    2. Mano talvez agente tem alguma coisa disso podemos conversa pelo whats pra nos entender melhor e talvez podemos ajuda um ao outro

      Excluir
  14. Mano eu mim sinto desse jeito,penso que sou o único que tem esse problema. E quanto mais eu penso em alguma coisa essa coisa vai ficando cada vez mais difícil pra mim lidar..tipo penso em, timidez fico tentando entender a timidez ai penso penso e as coisa só piora parece que as coisa não são como antes..hj em dia na minha vida e tudo difícil pra mim poder fazer....ai fico meu deus sera pq to assim sera ki quero ser engraçado ou talvez autoestima��

    ResponderExcluir