sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Coisas que eu deveria ter conhecido antes

Vi em um site um artigo nomeado "16 Things I Wish They Had Taught Me in School". O qual nomeava 16 itens que o autor considera importante para se conhecer o mais rápido possível, e que, infelizmente, ele demorou a tomar conhecimento. Isso me deu a idéia de criar a minha própria lista de coisas que eu deveria ter conhecido antes, mas não deixarei de citar a original (traduzida).

Original:
1. A regra 80/20 (Princípio de Pareto, talvez falarei em outro post sobre isso)
2. Lei de Parkinson
3. Lotear itens (não consegui tradução melhor, mas é basicamente organizar o que você deve fazer em uma hora, por exemplo, em uma lista na ordem em que deve ser realizada)
4. Primeiro dar valor, depois obter valor. Não o contrário
5. Seja proativo e não reativo
6. Erros e fracassos são bons
7. Não puna a si mesmo
8. Assuma rapport (rapport é uma espécie de conforto e interação entre duas ou mais pessoas, o outro escritor desse blog, o Pin, pode falar melhor sobre isto)
9. Use o sistema de ativação reticular para obter vantagens (Basicamente, mantenha o foco)
10. Sua atitude muda sua realidade
11. A gratidão te faz feliz
12. Não se compare com os outros
13. 80-90% do que você teme não irá acontecer
14. Não leve as coisas tão a sério
15. Escreva (bem, é o que venho fazendo, certo?)
16. Há oportunidades em quase todas as experiências

Agora, como prometido, aqui vai a minha lista de coisas que eu deveria ter tomado o conhecimento antes:

1. Ninguém perde tempo te analisando
2. O mínimo que você pode ganhar de um evento, por pior que seja, é a experiência
3. Pode-se deixar de errar observando o erro dos outros
4. Você não precisa de um motivo pra fazer algo
5. Se você disser que consegue fazer algo, ou que não consegue, você está certo
6. Não tem como acertar sem errar
7. Os momentos em que sentimos vergonha, medo, adrenalina são lembrados como engraçados e promovem muitas risadas
8. Se você pensar muito, acaba não entrando em ação
9. Muito conhecimento pode ser ruim, ou não
10. Não leve as coisas tão a sério

Não vou escrever mais itens... acho que 10 está de bom tamanho, eu poderia colocar coisas como "faça amigos" ou "fracassos não são resultados ruins", mas não gosto de ficar colocando números "partidos" (será que é um TOC?). Também acho que há coisas que, por mais que sejam ensinadas, só são aprendidas quando se erra, às vezes mais de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário