terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como parar de pensar



Percebi que algumas das visitas desse blog vem de pesquisas do google querendo saber como parar de pensar, ou como não pensar. Então lembrei que outro dia tive essa conversa com um amigo meu, e ele simplesmente dizia que não conseguia parar de pensar. Então eu disse a mim mesmo "mas uai, quando eu estou pensando, é como se eu estivesse escutando alguém, e no intervalo das palavras eu fico sem pensar, pois há um espaço entre elas". Após isso comecei a prestar mais atenção e prolongar esses espaços, comecei a conseguir poucos segundos sem pensar. Mas não era o suficiente.

Eu não conseguia ficar grandes períodos de tempo, e confesso, ainda não consigo, mas existe uma técnica melhor. Apenas aguardar o seu próximo pensamento. Como um gato aguarda o rato sair de sua toca, apenas aguardando, e então você conseguirá mais alguns segundos sem pensamento. Porém começam a surgir as imagens, e com elas as palavras, e lá vem o pensamento novamente. Então ainda existe outra técnica. E aí vocês perguntam: Mas Lucas, vá para a técnica final logo. E eu respondo: calma, todo texto tem suas enrolações.

E aí é hora de começar a prestar atenção na respiração. Eu não digo que você está sem pensamento, pois na verdade o seu pensamento é a sua respiração. Mas há um silêncio em sua mente, que às vezes é bem revelador. Principalmente quando há presença de emoções intensas que fazem com que o seu pensamento seja demasiado por instinto e causando decepões ou arrependimentos futuros.

Concluindo, não existe bem uma fórmula para parar de pensar, a meditação ajuda muito, eu nunca tentei, mas deve ser legal. E esses métodos descritos acima funcionam, creio que se forem feitos com certa regularidade o tempo "sem pensar" acaba aumentando.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto Lucas

    "Mas Lucas, vá para a técnica final logo. E eu respondo: calma, todo texto tem suas enrolações."

    kkkkkk, só vc msm

    o/ Winchester...

    ResponderExcluir
  2. cara não tenho paciência pra isso. Penso tanto que não consigo achar intervalos não consigo me concentrar em nada as vezes estou andando e chego em um lugar bem longe sem nem me lembrar por onde fui saio com família, amigos e as vezes não falo com ninguém as vezes são tantos pensamentos que me esforço mentalmente para segurar minhas mãos e meus pés pra não sair feito um louco boto as mãos na cabeça e suspiro e com isso tudo me torno uma pessoa bem chata o que me dá mais coisas para pensar gosto dos meus amigos, da minha família e de se divertir não queria ser assim. Mesmo quando treino até meu coração pulsar fortemente meu corpo doer muito e quase desmaiar eu continuo pensando apenas penso pouco menos o que atrapalha meu desempenho mais ainda sou o melhor da minha turma e quando treino é a hora que estou melhor por isso treino demais pra mim kung fu é muito melhor que ioga não tenho paciência para meditar já tentei só me deixou pensando mais. e que deus me ajude já que é por ele que ainda estou vivo.

    ResponderExcluir