quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Timidez: Por que você não tem

Como prometido no meu outro post, aí está a explicação, e eu posso responder com facilidade por que você não é timido: É porquê a timidez não existe, é apenas a generalização de vários eventos que ocorreram e foram registrados em sua mente. Logicamente devem estar pensando que sou doido, mas já vou me explicar e, se concordar com meu ponto de vista, deixará de ser tímido, sem precisar de álcool.

Quando digo que a timidez é uma generalização de sentimentos, quero dizer que é apenas a nossa mente juntando vários eventos negativos e denominando aquilo como certo e verdadeiro. Por exemplo, você tira nota 10 em matemática e física e nota 2 em português, e acontece isso algumas vezes, então sua mente reage como: "Eu sou bom na área de exatas, mas na área de humanas sou terrível" e isso impede que você se desenvolva igualmente em todas as áreas.

O mesmo ocorre com a interação entre as pessoas, se de 10 pessoas, 7 te acham chato, então sua mente generaliza que todo mundo te acha chato, e assim acaba ficando chato para todo mundo. Então, no caso, a timidez nada mais é do que a generalização do medo de ter um julgamento negativo das pessoas ao seu redor. Pronto, definimos então que timidez é igual ao medo, só é um tipo diferente de medo. E já que entendeu isso, vamos ver o que é o medo.

De acordo com o dicionário Aurélio, medo é um "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça". Então, por que temos medo de pular de um prédio? ou de enfrentar animais perigosos? ou até seres humanos? Pois isso significa uma ameaça à vida, concorda? Então estabelecemos que o medo é aquilo que previne que façamos algo prejudicial à vida. E, se o medo é isso, por que temos medo ao nos aproximar de um grupo de pessoas aparentemente amigáveis? Simplesmente pois sua mente cria várias "projeções do futuro" do que poderia dar errado, baseada em situações do passado.

E, se isso não foi o suficiente para mostrar que timidez não existe, pense: como você faz para não sentir medo? Por que um eletricista não tem medo de colocar as mãos nos fios e tomar choque? Existem vários motivos. Primeiro porque ele sabe como fazer, então fica a dica, se não sabe o que fazer, tente aprender e assim não terá medo, pois saberá o que e como fazer; segundo, pois ele já está acostumado, não adianta nada saber o que fazer se você não por a cara a tapa, é por isso que só se aprende português escrevendo, matemática resolvendo exercícios e medicina mechendo em cadáveres, pois a prática é muito mais rica em conhecimento e aprendizado do que a teoria, pois a teoria nada mais é do que a observação da prática de outra pessoa.

Então, analisando esses parágrafos acima, chegamos a uma série de passos para deixar a timidez:
1- Primeiro, fique claro que timidez não existe, é apenas um medo, e como todo medo, deve ser enfrentado pela coragem.
2- Aprenda como fazer e faça, desse modo será como ir à batalha do medo munido das armas certas.
3- Obtenha resultados positivos e generalize-os, assim adquirirá confiança em si mesmo.
3.1- Se obter resultados negativos, lembre-se de que tudo passa.

Um comentário: