sábado, 28 de agosto de 2010

Questão de Foco

Hoje me lembrei de um trecho de um livro que li a algum tempo atrás em que o autor dizia estar fazendo um curso de Fórmula 1, e ele sempre ia em direção ao muro, por mais que ele virasse o volante, e mais adiante ele relata que o seu instrutor sempre dizia para ele não tirar os olhos da pista, pois o carro vai aonde você está focando, e ao utilizar essa estratégia, o autor não ia mais de encontro às paredes com tanta frequência como antes.

E isso também acontece com nossos objetivos... Se mentalizamos situações favoráveis, a curto ou a longo prazo, alcançaremos, e o mesmo acontece com situações desfavoráveis. Logicamente nem tudo depende apenas de pensar, se você ficar mentalizando riqueza, mas continuar na frente do computador lendo este blog, sinto muito, mas não vai funcionar. E também existem as variáveis. A pouco tempo atrás quase fui assaltado, eu não mentalizei isso, mas de 8 meses aproximadamente morando na capital, essa foi a primeira tentativa de assalto que tentaram contra mim, e não foi bem sucedida (ok, para os que sabem, o assalto do pastel de 33 centavos não conta). Se eu estivesse mentalizando um assalto bem sucedido contra mim, aposto que o folgado levaria o celular.

Então é isso, a lição que fica é a que mentalizem coisas boas, e quando acontecer algo ruim, tente ver o lado bom, tudo o que acontece nos favorece de algum modo, e o mínimo que se pode ganhar de algo é experiência, e experiência é algo muito valioso. E, aproveitando que lembrei, vou falar rapidamende sobre expectativas. Quando se aumenta a expectativa de algo, quando acontece, pode não ser tão bom quanto você havia imaginado. Experimente ficar um mês inteiro imaginando aquele sanduíche gostoso perfeito que agradaria qualquer um, pense nele todo dia, o gosto, o cheiro, o visual, e no final do mês compre o sanduíche que você mais gosta. O gosto não será o mesmo, e não será tão bom, pois as expectativas foram aumentadas demais.

E isso também acontece muito quando se vai sair de casa para ir em alguma festa. Alguns caras pensam "caramba, vou pegar mulher demais!" e aí chega lá não pega ninguém e ainda fala que a festa que tava ruim. Ele aumentou as expectativas, fazendo com que os resultados fossem difíceis de conseguir (mesmo sendo fáceis). Então uma dica, quando for sair, saia apenas com o intuito de se divertir, não planeje nada e não crie metas. Os dias mais divertidos que tive foi quando saiu tudo no improviso, quando planejado, mesmo parecendo que estava tudo certo, algo dava errado. Mas não estou dizendo para nunca planejar, se se sentir mais seguro assim, então planeje, mas obtenha a experiência de não planejar e depois conte aqui.

"Toda ação, por mais impulsiva que seja, é precedida de um pensamento."

Um comentário: