segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arriscando

Muitas pessoas costumam "Ler Mentes" e/ou "Prever o Futuro", às vezes inconscientemente, mas isso faz com que elas não arrisquem, pois já esperam o resultado, geralmente negativo. Isso realmente aumenta a chance do resultado negativo, pois a pessoa focaliza a negatividade, como dito em outro post. Mas isso não é nenhum "superpoder". Quando digo "Ler mentes" ou "Prever o futuro" não quero dizer que a pessoa faz isso literalmente. Vou tentar explicar mais ou menos como é isso:

"Ler Mentes" ou "Prever o futuro" é o que acontece quando se olha pra alguém e imagina o que ela esteja pensando sobre você, ou sobre qualquer coisa. É o que acontece quando o nerd olha pra garota linda que ele ama e acha que ela não gosta dela, e o inverso também ocorre; acontece também quando o aluno olha pro professor e pensa "caramba, ele me marcou" e em várias outras situações, é só observar. Observando isto é até fácil policiais pegarem os bandidos, o cara passa e já fica imaginando o que o policial ta pensando, como algo do tipo "cara, eu sei que ele é bandido, vou ficar de olho nele" e tudo muda, a face, a expressão corporal, aumenta a adrenalina e etc. auto-denunciando-se, e o contrário também pode acontecer.

Isso não difere muito do foco, mas são coisas diferentes. A menos que você arrisque, não dá pra saber o que vai acontecer (se tiver curiosidade sobre isso, tente entender a teoria do gato de Schrodinger, da física quântica). Essa leitura de pensamentos é causada apenas por medo, defesa automática do corpo, mas é preciso saber lidar com ela, ou pode se tornar uma doença. E além do mais, as pessoas só criticam nos outros as coisas que esses outros mentalizam.

Quer fazer um teste? Sinta-se incomodado com alguma parte do seu corpo, e comece a analisar essa mesma parte do corpo em outras pessoas, mesmo sem dizer nada, apenas fazendo comentários a si mesmo, quando a pessoa olhar em sua direção, você terá a impressão de que ela está te analisando, e bem na parte do corpo que você estava analisando ela.

Por isso, sinta-se bem consigo mesmo e, ao invés de imaginar os resultados, vá e comprove-o, pense nas probabilidades de sucesso e não nas de fracasso. Ou então, mais tarde, poderá se arrepender de não ter arriscado e só assim pensar nos bons resultados que poderiam ser obtidos. E como eu disse antes, o mínimo que se pode tirar de uma situação, por pior que seja, é a experiência.

"Seu futuro depende de muitas coisas, mas principalmente de você." - Frank Tyger

Nenhum comentário:

Postar um comentário