terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os evangélicos

Parece estranho o título mas o que me motivou a escrever esse tópico foram duas coisas que aconteceram comigo dentro do metrô.

A primeira situação foi um cara, não muito velho, todo arrumado, postura ereta, sentado no banco do metrô, lendo a Bíblia. Quando ele terminou de ler, guardou o Livro e ergueu a cabeça com uma expressão calma e alegre no rosto. Percebi que estava refletindo sobre o que tinha lido e fiquei apenas observando com a visão periférica, sem olhar direto para ele, depois eu senti que ele estava olhando pra mim e pensei "Puts to fudido, esse cara vai puxar papo comigo aqui e vai ficar falando sobre Deus" (PS: nada contra isso, sou católico praticante até) Mas depois eu resolvi dar uma olhada rápida pra ele e pensei "talvez ele esteja precisando de alguém para conversar..." e quando olhei ele simplesmente me disse "Deus te abençoe" e mais nada, eu disse "amém e você também" e depois não falamos mais nada. E eu fiquei pensando "Por que ele disse isso pra mim? O que ele ganhou fazendo isso? Por que isso é importante pra ele?"

A segunda situação foi um outro cara, estava vestido bem casualmente e saiu entregando uns papéis sobre alguma religião, ele saía entregando rapidamente seus papéis e as vezes dizia um "Deus te abençoe" rapidamente. Ele chegou em um casal e quando ele estendeu o papel para eles, o casal rapidamente se levantou e o ignorou completamente, mas ele não fez nada, apenas prosseguiu e foi entregando. Depois vi ele dizendo algo para alguém e chegou a cantar alguma música (não percebi direito pois estava com fone de ouvido escutando power metal) mas aí ele desceu na mesma estação que eu e subiu a escada correndo de um modo muito estranho e feliz. E mais uma vez eu pensei: "Será que ele ta recebendo pra entregar isto? Por que ele não se abalou quando foi rejeitado? O que o motiva para continuar assim?"

E ainda não encontrei uma resposta para estas perguntas, mas pude tirar desses exemplos, lições para coisas simples, como dizer um simples "Bom dia!" para alguém desconhecido, ou não se abalar quando uma rejeição ocorrer. Porém, eu sei que não é fácil, uma rejeição de certa forma nos abala, mas por que não abalou aquele cara? Simplesmente por que ele já está acostumado. Sim, tudo é questão de costume, então, acostume-se a falar com pessoas que você não conhece, acostume-se a ser sociável, acostume-se a ser adorado por todos, acostume-se a ser o líder, acostume-se com a rejeição, acostume-se com a perda e também com a vitória.

E, finalizando, siga o exemplo desses evangélicos. Eles distribuem papéis e falam de Deus e não estão nem aí pra merda nenhuma.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." - Esopo fabulista grego.

3 comentários:

  1. Não custa nada abrirmos nossas bocas e desejarmos um bom dia, boa noite ou um Deus te abençoe. Cada rejeição nos abala, mas cada elogio nos ajuda e nos energe, nos embala e nos ajuda a sermos melhores. Educação e simpatia. Todos devemos ter.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem escrito, meus arabéns! Muito reflexivo.
    Isso eu já adoto no meu dia a dia, desejar bom dia a algumas pessoas que nunca falei. Muda muito para melhor.
    Mais uma vez, parabéns pelos seus textos. Continue escrevendo que serei seguidor do blog!!

    ResponderExcluir
  3. Críticas e rejeiçoes nos fazer crescer e melhorar a cada dia mais.
    Com este texto ganhou uma Fã...
    Parabéns!
    Texto perfeito,pensamento inigualável.

    ResponderExcluir