sábado, 4 de dezembro de 2010

Eu...




Alguém já procurou saber qual a palavra mais dita pelas pessoas? Bem, eu já. Essa palavra é o pronome pessoal do caso reto da primeira pessoa do singular, que deu o título a esse post. Sim, essa mesmo. "Eu", simples assim. Se começarem a observar verão que estou certo. Ninguém está interessado no que você fez, e sim o que ela fez. Não acredito que estou fazendo isso, mas revelarei aqui um dos maiores segredos para se fazer amizade...

Ok, mas eu não revelarei isso agora. Como todo bom texto sempre tem uma enrolação pra contar aquilo que tanto se espera, aqui é o início da enrolação. E por falar nisso, por que será que sempre há uma enrolação? Afinal de contas não existe um pagamento para nós escritores se vocês ficarem mais tempo no blog, não existe audiência, IBOPE, ou seja lá o que faz com que os textos sejam grandes montes de palavras que não chegam a uma conclusão.

Eu fiquei triste pensando desse jeito, então eu acho que eu vou revelar logo de uma vez... Obviamente eu não quero que meu texto fique sendo um grande monte de palavra que não chega a uma conclusão. Mas se eu disser isso agora, a conclusão será agora e o texto acaba agora. Então eu vou enrolar mais um pouco. O que eu quero dizer é que eu não posso simplesmente jogar a informação aqui, tem que ter algo antes.

Não sei se perceberam, mas uma das palavras que mais repeti em meu texto foi "eu", isso é uma coisa normal, e eu nem estava falando de mim mesmo. Apenas no último parágrafo acima eu citei a palavra "eu" 8 vezes. Isso não é só comigo, aliás, sou uma das pessoas que menos faz isso, mas não deixo de fazer. Isso é uma tendência natural do ser humano.

Então, se quiser fazer amizades, o segredo é escutar (finalmente disse isso, achei que ficaria para outro post). Todo mundo já esteve na presença de alguém que não deixava você terminar um assunto, pois toda hora ela lhe surpreendia dizendo "teve uma vez que eu..." e não estava nem aí para sua história. Essa certamente é uma pessoa com dificuldade em fazer amizades.

Certamente não entendo o por quê das pessoas sentirem essa necessidade de falarem sobre si mesmas, talvez seja o desejo de ser importante, ou o desejo de ser compreendida por outra pessoa. O fato é que todo mundo fala de si para os outros, e o modo de conciliar isso é se houver uma pessoa que escuta e se interessa verdadeiramente pela vida de quem está lhe contando. Se houver esta harmonia, então está feito a amizade.

Um comentário:

  1. Adorei o post...
    e sobre o fato de pessoas querendo falar de si mesma para as outras, talvez não seja só o fato de se achar importante, mas sim de sentir que alguém realmente percebe que você existe...

    ResponderExcluir