terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aumentando expectativas

Antes de iniciar o post gostaria de avisar que esse vai ter trilha sonora. Recomendo que esperem carregar um pouco a música pra ler o post!



Muitas pessoas em determinadas situações têm grandes expectativas e ficam tentando "prever o futuro". Geralmente quando vai acontecer alguma coisa boa, essas expectativas são aumentadas e podem tomar grandes proporções e, se aquilo que você esperou não acontece, é como se o mundo estivesse desabando, como se tudo o que foi feito não valesse de nada. Esse sentimento só aparece pois a expectativa foi aumentada.

O que quero dizer com isso? Bem, seguindo um exemplo. Vamos supor que seja seu primeiro dia de aula e aí você já imagina sua sala cheia de pessoas bonitas, jovens e felizes. Nem dorme direito imaginando como será você chegando lá e sendo cumprimentado alegremente por todo mundo. Então você acorda e vai pra aula no outro dia todo animado e quando chega lá tudo o que vê são alunos discutindo com professores, panelinhas formadas e nada de "Bom dia". Você se sente frustrado e a culpa não é do local que você foi, mas sim o que você fez antes disso. Imaginou uma coisa que poderia não acontecer.

Alguns chamam isso de ser otimista, mas não é. Na verdade o otimismo vem de esperar o melhor mesmo que aconteça o pior, e não esperar o melhor sem acontecer nada ruim. Otimismo é quando você sai na rua atoa à procura de uma festa, preparado pra andar atoa se você não achar uma festa. Aumentar expectativas é você se arrumar completamente pra ir a uma festa e dps terminar a noite sentado num banco da praça se lamentando por não encontrar festa.

Aumentar expectativas é normal e já aconteceu com todo mundo. Alguns reconhecem que isso acontece e consegue fazer com que não aconteça mais, mas outros acabam entrando em profunda depressão por isso. Temos que aprender que não é possível mudar o que vai acontecer. Você está conversando com alguem no msn e faz uma pergunta que você espera ansiosamente a resposta. A pessoa responde e a janela começa a piscar. Você não abre a janela e fica com o mouse em cima do nome piscando, aumentando cada vez mais a expectativa, como se isso fosse mudar a resposta que a pessoa já deu. Já aconteceu, está feito, não da pra mudar.

Se quiser parar com o sentimento de frustração, um bom caminho é eliminar grandes expectativas. Ter expectativa, ao contrário do que muitos pensam, não é ter esperança, não é ser otimista e nem esperar o melhor. É imaginar algo que pode ou não acontecer.

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier."

Nenhum comentário:

Postar um comentário