quarta-feira, 23 de março de 2011

Seja um caçador - Vivendo o momento

Ta que essa série de posts não está das mais inspiradoras, mas já dizia meu avô (mentira, eu vi isso numa música, mas é legal dizer que alguém antigo disse): "Você precisa terminar o que começou, não importa o que seja." Então, que se inicie o post:



Existem dois modos de não viver o momento, um é pensar muito no passado e outro é pensar muito no futuro...

"E, enquanto nômades, os caçadores abandonam terras, roupas e armas, pois viajar com muita carga só atrapalha."

Aqui temos o exemplo de esquecer o passado, como dizia aquela velha frase "quem vive de passado é museu", que não deixa de ser verdade, mas esquecer o passado completamente não é de certo a melhor idéia, pois esquecendo-o é possível cometer o mesmo erro que fez o passado ser ruim. Veja bem, se eu deixasse o passado completamente para trás, eu não conseguiria escrever nada aqui, ou o que eu escrevesse não seria real, vivido por mim, e sim baseado em experiências de outras pessoas, vistas por minha perspectiva. Ou talvez deixasse de escrever mesmo.

Aqui vai um exemplo prático: Se você ta lendo aqui, provavelmente é por que gostou de ler outro post que escrevi (apesar de que esses mais recentes tão um lixo, seja esperançoso, um dia melhora), isso foi uma experiência do passado que foi guardada, mas que não te afeta emocional, social ou psicologicamente, mas afeta em suas decisões. Quem não ta lendo aqui é por que provavelmente não gostou e por isso não voltou mais, ou sequer conhece o blog. Esse é o jeito certo de viver, viver o presente tendo conhecimento do passado mas sem deixar o passado prejudicar. Não vou prolongar muito pois ainda tenho que citar o outro tipo:

"Caçadores estão sempre atentos para oportunidades - Adianta muito pouco aprender o comportamento de um animal se na próxima caçada você provavelmente vai encontrar outro. O importante é ser capaz de lidar com o imprevisto, ter sensibilidade e flexibilidade para captar um novo comportamento, ter jogo de cintura."


Nesse caso é apresentado o futuro. Pessoas que fazem planos pensando no futuro geralmente passam a vida pensando em fazer e não fazem nunca. Basicamente é o que acontece quando aqui fica muito tempo sem postar algo... Provavelmente todos nós autores desse blog pensamos "caramba, preciso atualizar lá" e as vezes até pensamos num assunto e no texto todo, mas por correria e outros fatores acontece o esquecimento e na hora de escrever algo some tudo.

É claro que todos desejam ter um momento pefeito na vida, seja um encontro, uma festa, um trabalho, uma aula ou qualquer coisa, e por isso montam scripts inteiros, como em um teatro, dentro da mente. Chega na hora, alguém não segue o script (isso é chamado livre arbítrio) e a pessoa que tinha tudo planejado sai frustrada. É melhor deixar acontecer. Tenho vários exemplos de dias em que eu não planejei nada e foi um dos dias em que mais me diverti na vida. Exemplos como a primeira festa de penetra, dançando festa junina em outra cidade sem nem ensaiar e etc. Assuntos para outra ocasião.

Bom, acho que é isso, talvez venha outro post desta seção, não sei se terminei, paciência gente. Ah, e acabei de ler um post aqui que dizia que era difícil mudar o pensamento de outras pessoas, então gostaria que tentassem fazer algo sem nenhum plano em mente, NENHUM MESMO, e depois me contar como foi. Se não quiser contar nos comentários tem o e-mail ali no canto, e se num quiser contar no e-mail também, num posso fazer nada.

Abraços!

-Lucas Rato

Nenhum comentário:

Postar um comentário