sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é a realidade?

Essa é uma das perguntas que não possuem uma resposta “correta”, pois cada pessoa tem um ponto de vista, e eu venho aqui hoje para tentar mostrar alguns pontos de vista sobre essa pergunta.

Vamos a um pouquinho de história:

Aproximadamente 450-500 anos A.C. antes do famoso Sócrates, existiam dois caras (filósofos) que tinham dois pontos de vista diferentes sobre a vida. Um achava que nada mudava, acreditava que a não transformação trazia a identidade. O outro achava que a realidade devia ser aprendida a partir da sua mudança, pois ele acreditava que as coisas mudam sem cessar.

Sócrates veio não para definir o que era realidade, mas sim para acabar com o conceito de realidade de todos. Era totalmente contra as certezas e utilizava da ironia com o objetivo de destruir o saber constituído para reconstruí-lo na procura da definição do conceito. Tanto que ele sempre disse: “Só sei que nada sei.”

Depois de Sócrates veio Platão, que criou o “Mito da Caverna”, o qual dizia que as pessoas vivem dentro de uma caverna, presas num mundo que não é real e só entram em contato com a realidade quando saem dessa caverna.

---------Mito da caverna.-------

Algumas pessoas dizem que existem várias realidades, que nós vivemos em uma realidade a qual a qualquer momento podemos mudar e nos tornar pessoas diferentes. Mulheres que apanham dos maridos e tomam a iniciativa de irem buscar a justiça para protegê-las, viciados em álcool e/ou drogas que largam o vício.

Outras pessoas dizem que existe apenas uma realidade e o que nos diferencia é a maneira como a vemos. Acreditam que o mundo é o mesmo, os acontecimentos são os mesmos, mas a nossa percepção faz com que reajamos de maneiras diferentes. Que desde quando nascemos somos afetados pelo ambiente em que vivemos, pelas pessoas que nos rodeiam e isso faz com que criemos crenças e filtros que fazem com que vejamos o mundo de maneiras diferentes.

E para você, qual o conceito de realidade? Você vive a realidade ou uma projeção dela ou uma percepção dela? Eu não posso lhe dizer quem está certo e quem está errado, afinal se até hoje ninguém conseguiu fazer isso, quem sou eu para tal feito? Só posso dizer o que Sócrates disse várias vezes:


“Só sei que nada sei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário