domingo, 11 de novembro de 2012

A Matemática de Vegas



Lendo o livro "Beber, jogar, f@#er", descobri a tal chamada Matemática de Vegas, que consiste no seguinte: O quanto você perde apostando dentro de um cassino, não é nada comparado com o que você ganha se divertindo, ou seja, de ganhando ou perdendo, você sai no lucro.

A novidade é que essa regra não é aplicável só em Vegas, muito menos só em jogos...

O que quero dizer é que muitas vezes na vida sofremos perdas ou acontecem coisas que nos machucam e nos deixam muito pra baixo. Ficamos nos sentindo muito mal por ter acontecido isso, assim como ficaríamos em uma roleta caso o número escolhido não tenha saído, ou numa mesa de poker quando se tem um Straight e o adversário conta com um Flush.

Porém, se olharmos do outro lado, o quanto aprendemos com isso, o quanto ficamos mais fortes, ficaria claro que mais se ganhou do que perdeu, por mais que no momento não pareça. É mais um ganho a longo prazo. Então não vale a pena se chatear por decepções ou perdas que ocorram ao longo da vida, o ganho será maior pela frente.



"Gosto das coisas simples. Algumas pessoas pensam em como podem sobreviver a cada dia com toda a miséria do mundo. E sei que o mundo pode ser um lugar terrível. Não tenho resposta para os que duvidam ou não acreditam mais. Não estou aqui para convencer ninguém de nada. Tudo que sei é... sim, é fácil ficar triste. Mas também é fácil ficar feliz. Como você faz para ficar feliz? Não tenho ideia. Eu nem conheço você."  - Andrew Gottlieb (autor do livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário