quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Inclusão Digital

 


Atendendo a pedidos, hoje vou falar um pouco sobre o que provavelmente será o assunto da minha monografia. A inclusão digital.

Parece coisa de Nerd, mas escolhi esse assunto justamente por isso. Atualmente as pessoas passam tanto tempo na frente de um computador que não sabem mais como se socializarem. Um garoto quer dizer para a garota o que sente, e, ao invés de ir lá, olhá-la nos olhos, segurar a mão dela, como uma cena de novela, ele fala por MSN, Facebook ou seja lá o que for, só por que "dói menos" receber um "não" virtualmente, já que basta um clique para que o "não" desapareça. O julgamento é menor, pois você está em casa, vestindo uma roupa rasgada, uma meia furada, um copo sujo ao lado do pc, o cabelo sem lavar a 3 dias e a barba por fazer, você não se preocupa, pois ninguém está vendo!

Não existe a chamada pressão social, por isso a ação fica mais livre. E até existe um pouco de razão nisso tudo, já que na internet somos só felicidade; temos milhares de amigos e podemos ser tudo, de artista a guerreiro, de mago a escritor. E, após tanto tempo com esse costume, chega um ponto em que a burrice social vem à tona. A pessoa percebe que não sabe sequer pedir uma informação qualquer a um desconhecido. Um medo indescritível surge. Medo de ser julgado, ou do que a outra pessoa possa pensar. 

E voltamos lá na fonte de todos os problemas e soluções, a mente. E onde a pessoa busca a solução pra isso? Sim, na internet, está tudo lá, não é mesmo? Bem, ironicamente, você está lendo isto na internet, e sim, eu uso internet, e muito, por sinal, mas não gosto de conversas virtuais. Perde-se o sentimento, do mesmo jeito que a pessoa não sabe como você está, você não sabe como a outra pessoa está. Digitam-se "kkks" e "asuhsaushausahs" enquanto a pessoa no outro lado está simplesmente ":|". 

Pra que conversar no mundo virtual se não da para olhar nos olhos? Se não tem como usar o tom sarcástico/irônico? Se não da pra saber como a outra pessoa realmente está? Vale mesmo a pena tirar todos esses benefícios apenas para ter mais segurança e poder pensar em melhores respostas (que depois acabam sendo as piores respostas possíveis)? Saia daí, dê um bom dia pra alguém, não atravesse a rua ao ver que uma multidão encontra-se em seu caminho. 

Caralho, elas são pessoas, como você! (como sim). Usando uma gíria de alguns amigos, deixe de ser um bitolado! Não tema estragar uma reputação que você pensa que tem, pois não tem nada! Você faz algo hoje, e amanhã ninguém mais sabe quem você é, ou se sabe, não se importa.

"Vá para fora! O mundo é belo, cheio de aventuras, é desafio, é enriquecedor. Vá para fora sem medo - não há nada a perder, há tudo a ganhar"  - Osho

Continue Lendo…